Review/Análise do mangá Citrus (10 volumes)


Esse foi um mangá que eu comprei para conhecer mais histórias dessa demografia e me interessei muito pelo conteúdo da série. É uma leitura rápida e leve, apesar de ser dramática.

Sinopse: Citrus conta a história de Yuzuku, uma adolescente que acabou de iniciar o ensino médio e quer se destacar em um novo colégio para se apaixonar e ter um namorado. Logo no seu primeiro dia a menina tem uma série de decepções e conhece a presidente do Conselho Estudantil, Mei Aihara. Inicialmente as duas não se dão bem e Yuzu se sente contrariada pelas regras rígidas da escola impostas por Mei. No âmbito pessoal da vida de Yuzu também houve uma reviravolta recente: sua mãe se casara com um homem que também possuía uma filha, o que pra ela significava ganhar uma nova irmã. Só que as coisas não acontecem da forma como Yuzu estava prevendo e ela fica chocada com a revelação de quem se tornou sua irmã mais nova. 

Informações do mangá: O mangá de Citrus começou a ser publicado no Brasil em dezembro de 2018 pela editora New Pop com preço de capa a R$18,00. É um mangá menor que o padrão (como muitos da New Pop), medindo 12,5 x 18 cm. É completo em 10 volumes e cada volume possui cerca de 170 páginas. A autoria é de Saburouta e é um mangá de romance e drama, da demografia yuri (romance entre mulheres), com classificação indicativa de +16. 

Estética: A qualidade desse mangá está padrão da New Pop, capa cartonada e páginas em papel offset. As capas formam desenhos que se completam a cada 2 volumes, com apenas uma personagem em cada uma. Além disso os volumes também vão alternando entre as cores branco e preto. O verso tem a sinopse e algumas outras artes exclusivas das meninas. Todos os volumes possuem páginas coloridas (menos o volume 10). 

Leitura: A experiência de ler Citrus foi bem agradável no geral, apesar de que é um estilo de romance mais clichêzinho e um pouco meloso. Mas é um mangá de leitura fácil, que por ser uma história linear dá pra ler um volume de uma vez só bem rápido. Gostei do traço, achei as personagens bem lindas,  estilosas e bem desenhadas. Dá pra curtir bastante algumas personagens, o desenvolvimento é bom mas achei que a história demora a avançar. É bem dramático nesse ponto e tem um quê de fanservice também. O ponto mais positivo do mangá na minha opinião é a forma como ele fala sobre amor e descobrimento da sexualidade das personagens e como ele aborda esses temas de forma natural, do mesmo jeito que deveria ser mostrado na nossa sociedade. 

Conclusão: Citrus é um mangá legal, que tem uma demografia e um público bem definido. Acho importante toda vez que a gente for "julgar" um mangá pensar que ele tem seu público direcionado, pessoas que com certeza gostam desse estilo. Eu particularmente achei que a história de Citrus poderia até ser menor, visto que as vezes a trama não vai pra frente. Mas sei que muitas pessoas são fãs fervorosas da série, e consigo compreender. O final me surpreendeu um pouco por não ser exatamente o que eu estava esperando, até porque de repente a história se desenrola no último volume. É uma leitura que eu recomendo pra quem gosta de romance e yuri, e é uma obra que tem que ser exaltada pela sua representatividade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 mangás de romance para você se apaixonar 💗 (+1 indicação extra)

Review/análise de Lady Snowblood vol. 1

Review/Análise do mangá Given (5 volumes)