Review/Análise do mangá Given (5 volumes)

 


Sinopse: A história de Given tem basicamente 2 personagens principais: Mafuyu Sato e Ritsuka Uenoyama, dois estudantes do ensino médio que se conhecem eventualmente na escola. Uenoyama é considerado um guitarrista prodígio, que mesmo novo já toca em uma banda universitária. Um certo dia, ele vê Mafuyu abraçado à uma guitarra muito boa, mas conversando com ele logo percebe que o garoto é um iniciante. Mafuyu então pede que Uenoyama o ensine a tocar guitarra, mas ele nega diversas vezes. Percebendo a insistência de Mafuyu, Uenoyama decide então ensiná-lo, e nessa jornada ele descobre muitas coisas sobre si mesmo e sobre o garoto. 


Informações do mangá: Given foi lançado no Brasil em maio de 2020 pela editora New Pop, e cada volume tem em média 160-200 páginas (varia realmente muito a cada volume). É de autoria de Natsuki Kizo e seu preço de capa hoje é de R$29,90. Todos os volumes tem capa e sobrecapa, sendo a capa cartonada e as páginas em papel offset. A sobrecapa é colorida e tem acabamento fosco. Esse é um mangá da demografia boys love/yaoi e é essencialmente de drama, mas tem romance e um pouco de comédia também. É uma obra que ainda está em publicação, com 6 volumes lançados no Japão e 5 aqui no Brasil.

Estética: Eu achei a qualidade desse mangá incrível, o fato de ter sobrecapa dá um charme especial. As capas são todas bem bonitas, coloridas e chamam bastante atenção. As lombadas são brancas mas tem alguns coloridos também. No geral o mangá tá bem bom, eu simplesmente gosto de tudo nessa série! Os traços da autora são lindos, não tem nada de complexo na arte dela, mas é uma arte que agrada bastante os olhos. Eu não gostei muito da capa por baixo da sobrecapa, achei que tem muita informação na arte e acaba ficando muito confuso. 


Leitura: A leitura de Given é bem descontraída, eu lembro que eu fui lendo os volumes muito rápido e consumindo o máximo possível da história (assisti o anime e o filme em tempo recorde também kkkk). Eu gostei bastante desses mangás, acho que é uma leitura que te acrescenta de diversas formas. Por ser uma história sobre música, eu aprendi muita coisa sobre esse ramo que eu não tinha a mínima noção. Além disso, uma coisa que eu amei foi acompanhar o descobrimento e o desenvolvimento pessoal dos personagens, principalmente do Uenoyama. Dá pra ver que ele quer se autoconhecer e ser uma pessoa melhor a cada dia, é fofo demais ver ele fazendo isso com o Mafuyu. Apesar de ser uma narrativa bem dramática e dar pra sentir a dor de cada personagem conforme vai mostrando mais da história de cada um, também tem uma pegada engraçada que deixa a história mais leve. O casal secundário (Akihiko e Haruki) eu particularmente gostei até mais do que o principal, mas todos os personagens têm sua individualidade e é possível se apaixonar por todos.



Conclusão: Eu recomendo demais a leitura de Given, e mais do que isso, recomendo assistir ao anime e ao filme depois de ter lido. Isso porque ter a experiência auditiva de ouvir as músicas do Mafuyu é incrível de verdade. São músicas cheias de emoção, mesmo no mangá já dá pra ter uma boa noção disso, mas ouvir o que a produção do anime fez é uma experiência bem única. Para quem não gosta de romance e coisas melosas, esse mangá não tem muito disso. O que tem de romance é bem desenvolvido e sutil, apenas um gostinho de tudo que essa história tem pra entregar. Vale a pena dar uma chance: Given pode te surpreender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 mangás de romance para você se apaixonar 💗 (+1 indicação extra)

Review/análise de Lady Snowblood vol. 1