Review/Análise do mangá Chobits 2ª edição (8 volumes)

Sinopse: Chobits conta a história de Hideki, um jovem vestibulando que está se esforçando para entrar numa universidade em busca de um futuro melhor. A história se passa em um universo futurista, em que as máquinas já avançaram a ponto de existirem computadores pessoais em forma humanoide: os persocoms. Por ser de origem humilde e não ter muito recurso financeiro, Hideki vive alheio as tecnologias até que um dia encontra uma persocom abandonada no lixo. O jovem não perde a oportunidade e leva a persocom para sua casa, mas ao ligá-la percebe que há algo de diferente nessa persocom. A história se desenvolve a partir daí, com Hideki tentando descobrir o segredo por trás de Chi, sua nova persocom. 

Informações do Mangá: Esse é um mangá de comédia romântica e ficção científica, da demografia seinen. Foi publicado originalmente no Japão em 2001-2002 e no Brasil pela editora JBC em 2003 como meio tanko. Em 2015 teve seu relançamento completo em 8 volumes no formato tankobon, também pela JBC. É de autoria do grupo CLAMP e cada volume possui cerca de 180 páginas. Na época, foi lançado com preço de capa de R$16,90. A classificação indicativa é 16 anos.

Estética: A 2ª edição de Chobits está com capa em papel cartão e páginas em papel offset, e os volumes possuem 4 páginas coloridas no início. Eu achei a edição bem bonita, as artes com a Chi nas capas estão lindas e explora um aspecto que eu amo: cores! Cada capa seu sua cor tema, e eu amo ter essas capas coloridas na minha coleção. O papel offset é ótimo e não amarela tão fácil com o tempo, é um papel de maior durabilidade. 

Leitura: Chobits foi uma obra que eu li completa muito rápido, porque o estilo de narrativa prende bastante. É leve, descontraído e divertido de ler. O protagonista e a Chi são cativantes, a personalidade do Hideki é daquele tipo bem bonzinho, que faz tudo pelos outros e se importa com todo mundo, inclusive com as máquinas. Além disso tem o mistério que envolve a Chi e sua procedência, o que é bem legal porque eu particularmente fico bem atiçada a ler quando estou curiosa com algum fato. Eu gostei do final, acho que a obra foi bem encerrada dentro do seu contexto. Foi bem bonitinho mesmo, de verdade. A obra é fofa e você acaba torcendo para que dê tudo certo pros personagens.

Conclusão: Acredito que Chobits seja uma crítica social enorme à sociedade e especialmente a sociedade japonesa, que é culturalmente mais reclusa. Foi escrito no início dos anos 2000, quando essa realidade tecnológica ainda era algo mais distante. Entretanto hoje a obra se torna ainda mais relevante, por vivermos uma sociedade em que cada vez mais as pessoas têm escolhido as máquinas em detrimento de relações interpessoais. Eu amei o protagonista, achei ele bem humano e empático, pessoa gente boa mesmo. É um mangá que te diverte mas te leva a refletir também. Recomendo demais!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 mangás de romance para você se apaixonar 💗 (+1 indicação extra)

Review/análise de Lady Snowblood vol. 1

Review/Análise do mangá Given (5 volumes)